quinta-feira, 14 de maio de 2026

Moeda do Brasil de 1986, 5 centavos

1986, ano com a maior produção dessa moeda

Moeda brasileira de 5 centavos de 1986
Material:
Eixo:
Diâmetro:
Peso:
Espessura:
Bordo:
Valor:
Produção:
Códigos:
Aço Inoxidável
reverso moeda (EH)
16,0 mm
1,81 g
1,45 mm
liso
Cz$ 0,05 (Cruzados)
99.282.000
KM# 600, Cz-4

No anverso da moeda estão o dístico Brasil, o valor facial de 5 centavos e a data 1986, elementos que identificam a peça monetária em circulação no período.

No reverso, a moeda destaca as Armas Nacionais em posição central, envolvidas por um elegante círculo de pérolas que valoriza o desenho e reforça o caráter oficial da emissão. O conjunto visual transmite a identidade nacional presente nas moedas brasileiras da época.

👉Período de circulação: 23/06/1986 a 15/01/1989<

Selo do Brasil

Bloco Lubrapex 86
No mesmo ano de circulação da moeda de 5 centavos de 1986, os Correios lançaram o bloco comemorativo da Lubrapex 86 - XI Exposição Filatélica Luso-Brasileira, emissão que homenageia a rica tradição da Literatura de Cordel brasileira.

O bloco apresenta duas narrativas populares muito conhecidas do cordel nordestino. Um dos selos destaca A História da Imperatriz Porcina, obra tradicional marcada pelo romance, aventura e linguagem popular característica dos folhetos de cordel.

Outro selo retrata O Romance do Pavão Misterioso, uma das histórias mais famosas da Literatura de Cordel, reconhecida pelo imaginário fantástico e pela figura do pavão voador que conquistou gerações de leitores.

Assim como a moeda de 5 centavos fazia parte do cotidiano dos brasileiros em 1986, os selos da Lubrapex 86 também circularam levando arte, cultura popular e literatura para diferentes regiões do país.

Nenhum comentário

Abrir editor de comentários



Voltar ao topo