sexta-feira, 23 de outubro de 2026
Moeda do Brasil de 1948, 10 centavos
Moeda de 10 Centavos de 1948 – José Bonifácio
| Período | República dos Estados Unidos do Brasil |
|---|---|
| Governo | Eurico Gaspar Dutra (1946–1951) |
| Ano | 1948 |
| Material | Bronze alumínio |
| Eixo | reverso moeda (EH) |
| Diâmetro | 17,0 mm |
| Peso | 3,00 g |
| Espessura | 2,00 mm |
| Bordo | liso |
| Valor | Cr$ 0,10 (Cruzeiros) |
| Produção | 45.041.000 |
| Códigos | KM# 561, V198 |
No reverso da moeda de 10 centavos de 1948, uma estrela aparece junto à indicação do valor facial e ao ano de cunhagem.
No anverso, está o retrato de José Bonifácio de Andrada e Silva, acompanhado da inscrição “José Bonifácio” e do nome do país, “Brasil”.
A peça integra a história da numismática brasileira e homenageia uma figura importante do processo de Independência do Brasil.
1948: um ano registrado em moedas e selos
No mesmo ano da emissão da moeda brasileira de 10 centavos, em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento fundamental para o reconhecimento dos direitos e das liberdades de todas as pessoas. Quatro décadas depois, em 1988, Cuba emitiu um selo comemorativo dos 40 anos da Declaração.
A moeda brasileira e o selo cubano são peças de épocas e contextos distintos, mas compartilham uma referência ao ano de 1948. Enquanto a moeda registra o valor facial e apresenta a efígie de José Bonifácio de Andrada e Silva, o selo preserva a memória de um marco internacional dos direitos humanos. Essa conexão mostra como a numismática e a filatelia contribuem para documentar diferentes momentos e acontecimentos históricos.
Nenhum comentário
Abrir editor de comentários