terça-feira, 14 de julho de 2026
Moeda do Brasil de 1995, 50 centavos
Moeda do Brasil 50 Centavos 1995 - Primeira Família do Real com Efígie da República
| Material: Eixo: Diâmetro: Peso: Espessura: Bordo: Valor: Produção: Códigos: |
Aço inoxidável reverso moeda (EH) 23,0 mm 3,92 g 1,20 mm liso R$ 0,50 (Real) 60.000.000 KM# 635, R-502 |
A moeda brasileira de 50 centavos de 1995 pertence à primeira família do Real, lançada após a implantação do Plano Real em 1994. O exemplar apresenta elementos tradicionais da numismática brasileira, com a representação da Efígie da República, a inscrição Brasil e detalhes ornamentais formados por ramos de louro estilizados.
No anverso da moeda está a Efígie da República, acompanhada do dístico Brasil e de elementos decorativos com ramos de louro, símbolos associados à identidade nacional e à tradição das moedas brasileiras. No reverso encontram-se o valor facial de 50 centavos, o ano de emissão 1995 e a ornamentação com ramos de louro estilizados.
O Real, moeda oficial do Brasil, passou a circular em 1º de julho de 1994 com a implantação do Plano Real, substituindo o antigo Cruzeiro Real. A moeda de 50 centavos de Real de 1995 faz parte das primeiras emissões da nova unidade monetária brasileira e representa um registro importante da transição econômica vivida pelo país naquele período.
Selo do Brasil
No mesmo ano em que circulava a moeda brasileira de 50 centavos de 1995, os Correios do Brasil emitiram o selo comemorativo 100 Anos de Amizade Brasil-Japão, com valor facial de 84 centavos.
A emissão filatélica celebrou o centenário das relações de amizade entre os dois países, iniciado com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil em 1908. O selo representa a importância histórica, cultural e social da comunidade japonesa na formação da sociedade brasileira.
Nenhum comentário
Abrir editor de comentários