sexta-feira, 11 de setembro de 2026
Moeda do Brasil de 1937, 1000 Réis
Moeda de 1000 Réis de 1937 em Homenagem ao Padre José de Anchieta
| Período | República dos Estados Unidos do Brasil |
|---|---|
| Governo | Getúlio Vargas (1930–1945) |
| Ano | 1937 |
| Material | Bronze Alumínio |
| Eixo | reverso moeda (EV) |
| Diâmetro | 24,5 mm |
| Peso | 7,00 g |
| Espessura | 2,10 mm |
| Bordo | serrilhado |
| Valor facial | 1000 Réis (Mil-Réis) |
| Produção | 926.000 |
| Códigos | KM# 541, V158 |
| Siglas | WT – Walter Toledo, CB – Calmon Barreto |
A moeda comemorativa de 1000 Réis de 1937, emitida em homenagem ao Padre José de Anchieta, apresenta elementos artísticos e históricos que reforçam sua importância para a numismática brasileira.
No reverso, destaca-se a representação de um livro aberto, símbolo associado à educação, à cultura e à obra intelectual de Anchieta. A composição também exibe o ano de emissão, 1937, e o valor facial 1000 Réis disposto em semicírculo. No exergo encontra-se a inscrição BRASIL, acompanhada da sigla do gravador Walter Toledo, responsável pelo desenho deste lado da peça.
No anverso, a moeda apresenta a efígie de perfil do Padre José de Anchieta, missionário jesuíta reconhecido por sua contribuição à educação, à evangelização e à formação cultural do Brasil colonial. Ao lado do retrato aparece a inscrição vertical ANCHIETA, enquanto, na parte inferior, está gravado o monograma do artista Calmon Barreto, um dos mais importantes gravadores da Casa da Moeda do Brasil.
Além de seu valor histórico, a moeda constitui uma peça de grande interesse para colecionadores, reunindo referências à literatura, à educação e à memória de uma das figuras mais influentes da história brasileira.
Nenhum comentário
Abrir editor de comentários